Fazenda Santa Maria
Santa Maria, DF
45,89 ha
1.013 habitantes
Eficiência ambiental e redução de custo de obra
O empreendimento Fazenda Santa Maria é uma nova urbanização localizada na Região Administrativa de Santa Maria. Foi apresentada à RHUMB o desafio de aumentar a eficiência ambiental e de reduzir o custo da obra do sistema de drenagem, visto que devido a dimensão e o uso e ocupação do empreendimento, as tubulações apresentavam grande extensão com diâmetros altos, assim encarecendo a obra.
Projetos desenvolvidos
Drenagem Urbana e Estudo de Redução de Custos de Obra
Projeto original
O projeto original consiste em redes de diâmetro entre 600 mm e 1500 mm e galeria de 1650 x 1650 mm, as quais lançam o deflúvio em duas bacias finais, uma para controle de Qualidade e outra para controle de Quantidade. As tubulações de 1500 mm e galerias de 1650 x 1650 apresentam uma grande extensão, assim tornando os custos da obra do empreendimento alto.
Amortecimento do
deflúvio em etapas
Afim de diminuir o diâmetro das tubulações, o sistema foi dividido em duas redes, uma que seguiria diretamente para a bacia final e outra em que o deflúvio foi amortecido em uma nova bacia localizada próxima a fonte, antes de lançar na rede que irá diretamente para a bacia final.
A bacia de detenção retarda o escoamento do deflúvio e assim acarreta no deslocamento da onda de vazão de pico do hidrograma, assim fazendo com que a vazão de pico nas tubulações jusantes não coincidam com a de saída da bacia de detenção. Dessa forma, seguindo com o princípio da superposição do hidrograma unitário, o valor resultante da superposição dos picos é menor do que era anteriormente, já que o tempo de pico de parte do deflúvio foi deslocado.
Tal solução diminuiu os diâmetros, sendo que não foi mais necessária a galeria de 1650 x 1650 mm após a alteração do projeto, e consequentemente o custo da obra diminuiu.
Bacia de quantidade e qualidade conjunta
Além da redução dos diâmetros, foi possível reduzir o volume necessário da Bacia Final devido ao amortecimento de parte do deflúvio na bacia a montante. A RHUMB também segue o a recomendação do Tucci (2016) de que o volume total de detenção seja definido pelo critério de quantidade. Assim, na elaboração desse projeto, o volume de qualidade foi considerado como uma parcela do volume de quantidade, sendo que o dispositivo de descarga contará com um orifício retangular com o objetivo de controlar a vazão de pré-desenvolvimento, e um orifício circular com o objetivo de controlar a vazão de qualidade e um vertedor para casos de eventos pluviais extremos.
Tal mudança de transformar as duas bacias (Qualidade e Quantidade) em uma, também é fator de redução do custo de obra.
Modelagem hidrodinâmica
Nesse projeto a equipe analisou o projeto em Modelagem Hidrodinâmica, afim de visualizar a translação da onda de pico ao adicionar a bacia de detenção intermediária. Nessa etapa foi possível analisar claramente este efeito na onda do hidrograma, estando apresentado o resultado abaixo.