top of page
ikeda.jpeg

TOTAL VILLE IKEDA

Ceilândia, DF

 

51,46 ha

11.510 habitantes

Condimínio inteligente e sustentável

O empreendimento Total Ville Ikeda, situado às margens da BR-070, na Região Administrativa de Ceilândia, não apenas revitaliza a área em termos urbanísticos, mas também visa aprimorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, oferecendo comodidade e praticidade por meio das facilidades proporcionadas pelo condomínio.

Os projetos executados pela RHUMB foram concebidos para assegurar o abastecimento de água com ênfase na pressão, quantidade e qualidade, além de implementar a coleta de esgoto de maneira sustentável e o controle das águas pluviais afim de minimizar impactos. O sistema de abastecimento de água inclui uma derivação da rede existente da CAESB e redes de distribuição, o sistema de esgoto é complementado por redes de coleta e uma estação elevatória, e a drenagem é projetada com dispositivos de captação, caminhamento e destinação à uma bacia de detenção.

O maior desafio do projeto girou em torno do remanejamento das Bacias de Detenção de Água Pluvial do Setor O que estavam localizadas dentro da poligonal do empreendimento. Logo, foi feito um projeto complementar, para atender uma área de 573 ha, com fim na analise da drenagem da região e melhorar sua eficiência.

image_edited.jpg

Projetos desenvolvidos

Pavimentação, Geométrico e Sinalização

Drenagem Urbana e Estudo de Capacidade Fluvial

Esgotamento Sanitário

Abastecimento de Água

image.png

Remanejamento das
Bacias do Setor O

image.png

Estação Elevatória de Esgoto

Hidrante

image.png

Dada a interferência entre o planejamento urbano proposto para o empreendimento Total Ville Ikeda e as bacias de detenção existentes no Setor O, foi conduzido um estudo abrangente para remodelar essas estruturas. Esse estudo incluiu uma caracterização detalhada da área contribuinte para o sistema de drenagem em questão, proposição de novas soluções de drenagem que envolvem os dispositivos de contenção de cheias e dimensionamento das redes e das bacias remodeladas, visando garantir não apenas a eficácia e segurança no atendimento de todo o setor, mas também viabilizar a implementação do condomínio Total Ville Ikeda de forma integrada e harmoniosa.

image.png
image.png
bottom of page